O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas analisa, projeta, documenta, especifica, testa, implanta e mantém sistemas computacionais de informação. Esse profissional trabalha também com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas.
Raciocínio lógico, emprego de linguagens de programação e de metodologias de construção de projetos, preocupação com a qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais são fundamentais à atuação desse profissional.
O aluno de Análise e Desenvolvimento de Sistemas já encontra oportunidades de trabalho antes mesmo de concluir o curso, já que nos últimos anos a área se destaca em crescimento e desenvolvimento.
O índice de empregabilidade do curso ADS da FATEC SP é próximo de 100%.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
O profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pode atuar em empresas de assessoria e consultoria tecnológica e de desenvolvimento de sistemas, assim como nos diversos setores da economia: indústria, comércio, prestação de serviços, instituições financeiras, órgãos públicos ou como empreendedor em informática.
Desenvolve as seguintes atividades, entre outras:
□ Projeta e implementa sistemas de acordo com as necessidades institucionais;
□ Coordena a infraestrutura de tecnologia da informação, elaborando políticas e diretrizes a partir da análise de necessidades;
□ Realiza consultoria em Sistemas de Informação, avaliando e selecionando recursos de software e hardware;
□ Atua em Centros de Pesquisa, de Ensino ou de desenvolvimento de software;
□ Empreende seu próprio negócio em informática.
O CURSO
O curso ADS da FATEC SP é oferecido nos turnos: Manhã, Tarde e Noite.
Horário das aulas
Manhã: 07h30 às 12h55
Tarde: 13h00 às 18h25
Noite: 19h00 às 22h35
Duração da hora/aula: 50 minutos.
Carga horária total do Curso
2833 horas, sendo 2920 horas aula (2433 horas), mais 240 horas de Estágio Supervisionado e 160 horas de Trabalho de Graduação.
Número de vagas oferecidas
Manhã: 40 vagas, por semestre
Tarde: 40 vagas, por semestre
Noite: 80 vagas, por semestre
Obs: os 2 últimos semestres da manhã e tarde são oferecidos a noite.
Tempo para integralização:
Mínimo: 06 semestres (manhã/tarde) e 08 semestres (noite)
Máximo: 10 semestres (manhã e tarde) e 13 semestres (noite)
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SECRETARIADO E ASSESSORIA INTERNACIONAL
O Tecnólogo em Secretariado e Assessoria Internacional atua como Secretário Executivo inserindo-se num contexto que passa por rápidas transformações. O uso crescente de novas tecnologias, com destaque para a Informática; as crises econômicas e as instabilidades do mercado financeiro; as consequências locais da economia e capital globalizados; a redefinição do trabalho; as novas faces e desafios da empregabilidade; a transnacionalidade de muitas empresas; a fusão de organizações e o crescente contato com aspectos culturais e sociais de outras regiões do mundo demandam do secretário executivo posturas que respondam aos desafios constantes. Assim, entende-se ser necessário um profissional altamente qualificado e competitivo, capaz de buscar continuamente formas de atualização profissional, com sólida formação sociocultural e aberto a outras culturas. Em outras palavras, diante das mudanças, das crises e dos desafios e oportunidades que se renovam, faz-se necessário um profissional crítico, ético, criativo e flexível.
O curso Secretariado e Assessoria Internacional está perfeitamente alinhado ao processo de internacionalização das empresas que traz inúmeros e complexos desafios profissionais.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
De acordo com o Catálogo dos Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, o egresso de Secretariado está apto para atuar em: empresas em geral (indústria, comércio e serviços), organizações não governamentais, órgãos públicos, institutos e centros de pesquisa, instituições de ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.
São atribuições do Secretário Executivo:
□ Planejamento, organização e direção de serviços de secretaria;
□ Assistência e assessoramento direto a executivos;
□ Coleta de informações para a consecução de objetivos e metas de empresas;
□ Redação de textos profissionais especializados, inclusive em idioma estrangeiro;
□ Interpretação e sintetização de textos e documentos;
□ Redação de discursos, conferências, palestras de explanações, inclusive em idioma estrangeiro;
□ Versão e tradução em idioma estrangeiro, para atender às necessidades de comunicação da empresa;
□ Registro e distribuição de expedientes e outras tarefas correlatas;
□ Orientação da avaliação e seleção da correspondência para fins de encaminhamento à chefia;
□ Conhecimentos protocolares.
O CURSO
O curso SAI da FATEC SP é oferecido nos turnos: Manhã e Noite.
Horário das aulas:
Manhã: 07h40 às 12h55
Noite: 19h00 às 22h35
Duração da hora/aula: 50 minutos.
Carga horária total do Curso
2800 horas, sendo 2880 horas aula (2400 horas), mais 240 horas de Estágio Supervisionado e 160 horas de Trabalho de Graduação.
O Tecnólogo em Construção Civil modalidade Edifícios está habilitado a planejar, administrar e executar obras de edifícios e correlatas e a fiscalizar os serviços afins. Esse profissional tem competência para elaborar orçamentos e memoriais descritivos; especificar materiais; realizar controle de qualidade; conduzir trabalhos técnicos em geral e gerenciar equipes. Está capacitado também para executar desenhos técnicos, inclusive com auxílio de computador; a dimensionar instalações de ar condicionado, elevadores e escadas rolantes; a desenvolver projetos estruturais em concreto armado de edifícios; dimensionar peças de madeira, peças metálicas e suas ligações.
Concluintes do curso da FATEC SP tem alta empregabilidade e ofertas de estágio ao longo do curso.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
O profissional de Construção Civil, modalidade Edifícios, pode atuar em empresas construtoras, fabricantes e fornecedoras de materiais, ferramentas, equipamentos, prestadoras de serviços, consultorias, e em outros setores da economia: como indústria, comércio, prestação de serviços e órgãos públicos.
Entre todas as atividades possíveis ao egresso, vale destacar:
□ Executar e coordenar equipes de planejamento, orçamento, administração, além de fiscalizar obras de edifícios e correlatas;
O Tecnólogo em Eletrônica Industrial é responsável por instalar e manter máquinas e dispositivos eletroeletrônicos utilizados em linhas de fabricação. Atua no controle de qualidade e gestão da produção de eletroeletrônicos.
Com competências fundamentadas em Eletrônica Analógica, Eletrônica de Potência, Sistemas Digitais, Microcontroladores, Telecomunicações, Controle, Instrumentação, Processos de Fabricação de Componentes Eletrônicos, Projeto de Circuito Integrado, Montagem Eletrônica com Tecnologia de Montagem em Superfície (SMT) e Circuitos Impressos, pode atuar também no planejamento e desenvolvimento de circuitos e produtos eletroeletrônicos industriais ou embarcados.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
O Tecnólogo em Eletrônica Industrial poderá atuar em indústrias, executando tarefas como:
□ Planejar e desenvolver circuitos e produtos eletroeletrônicos industriais ou embarcados;
□ Propor melhorias de produtos e na gestão de projetos, aliando competências das áreas de gestão, qualidade e preservação ambiental e supervisionar e controlar a qualidade de linhas de produção eletroeletrônicos;
□ Atua em Centros de Pesquisa, de Ensino ou de desenvolvimento;
□ Empreende seu próprio negócio em eletrônica.
O CURSO
O curso é ministrado em 3 anos (6 semestres), no período noturno.
Horário das aulas:
Noite: 19h00 às 22h35
Duração da hora/aula: 50 minutos.
Carga horária total do Curso
2700 horas, sendo 2880 horas aula (2400 horas), mais 300 horas de Trabalho de Graduação.
Número de vagas oferecidas:
Noite: 40 vagas, por semestre
Tempo para integralização:
Mínimo: 06 semestres
Máximo: 10 semestres
O registro profissional é realizado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA-SP, que fiscaliza suas atividades profissionais, de acordo com as atribuições concedidas.