FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO

Rolar a imagem...

HOME | Cursos

CURSOS DA FATEC-SP (V)

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
PRODUÇÃO CULTURAL

Produção Cultural

O PROFISSIONAL

O Tecnólogo em Produção Cultural da FATEC São Paulo terá a oportunidade de atuar em empreendimentos culturais dos setores público, privado e das instituições sem finalidade de lucro; além de mapear e desenvolver iniciativas culturais nas diferentes regiões da cidade, criando e implantando novas modalidades e serviços de cultura. A cidade de São Paulo está sendo cada vez mais lembrada por publicações internacionais como um destino imperdível para incluir nos roteiros de viagens. Seja pela sua gastronomia, ampla rede hoteleira ou programação cultural, São Paulo é sempre lembrada por suas qualidades nestes segmentos.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Produção Cultural está diretamente ligado ao segmento da economia criativa no Estado de São Paulo, em especial na capital paulista. O boletim Ensaio e Conjuntura da Fundação Seade propõe uma definição da cadeia da economia criativa paulista mensurando seu desempenho entre 2012 e 2016, sob a ótica do valor adicionado e do emprego formal. Os setores criativos paulistas são estruturados em cinco grupos: Tecnologia da Informação – TI criativo; mídia (edição e impressão e audiovisual); criações funcionais (publicidade e propaganda, arquitetura e design, moda e P&D criativo); artes (artes visuais, plásticas e escritas e artes performáticas) e patrimônio (museus e bibliotecas). Com base em pesquisas realizadas pelo IBGE, estima-se que a economia criativa paulista, considerados quatro dos cinco grupos (TI criativo, mídia, criações funcionais e arte) tenha gerado, em 2016, R$ 75,7 bilhões de valor adicionado (VA), ou seja, 4,4% do VA produzido no Estado.

Desenvolve as seguintes atividades, entre outras:

  • □ Criar, produzir, organizar, coordenar e promover eventos, projetos e produtos artísticos e culturais, de atração turística, de patrimônio material e imaterial e de divulgação científica;
  • □ Interpreta manifestações sociais, étnicas e religiosas e elabora novas propostas de atividades e relacionamento social, cultural, étnico e religioso, com foco no desenvolvimento da cadeia da economia criativa.

O CURSO

O curso de Produção Cultural da FATEC SP é oferecido no período matutino

Horário das aulas:

  • Manhã: 07h40 às 12h50
  • Duração da hora/aula: 50 minutos.

Carga horária total do Curso

2400 horas, sendo 2880 horas aula. Não há obrigatoriedade de TCC e nem de Estágio.

Número de vagas oferecidas:

  • Manhã: 40 vagas, por semestre

Tempo para integralização:

  • Mínimo: 06 semestres
  • Máximo: 10 semestres

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
PAISAGISMO E JARDINAGEM

Paisagismo e Jardinagem

O PROFISSIONAL

O Tecnólogo em Paisagismo e Jardinagem está habilitado a planejar, executar e conservar as áreas de lazer e jardins. O profissional tem competência para elaborar planilhas de custos e orçamentos, especificar materiais e vegetação, controlar a instalação e o desenvolvimento dos projetos, recuperar áreas verdes degradadas e gerenciar equipes.

O curso prepara o egresso para o desenvolvimento do projeto por meio de desenho técnico e assistido por computador, dimensionar as demandas elétricas e hidráulicas das áreas em planejamento, planejar estruturas de apoio com design moderno e inovador atendendo às demandas do público, apresentar seu trabalho por meio de portfolio e das mídias digitais, atuar de forma consoante com a preservação ambiental e das espécies, contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população de maneira geral, e empreender de forma inovadora no setor do paisagismo.

Faz parte do rol de atividades planejadas pelo tecnólogo da área as áreas de lazer residenciais e condominiais; os jardins verticais; as hortas e pomares urbanos; jardins de ervas, de chuva e para atrair e conservar espécies como abelhas e pássaros; fogueiras e lounges externos; piscinas, fontes, lagos artificiais e chafarizes; tornar o mundo um lugar belo que traga conforto e paz.

Os egressos dos cursos da FATEC SP têm alta empregabilidade e aceitação no mercado de trabalho.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

O Tecnológo em Paisagismo e Jardinagem poderá atuar no setor público, na iniciativa privada, no terceiro setor e como autônomo atuando em atividades relacionados com o planejamento, execução e manutenção de jardins e áreas de lazer.

Cabe ao egresso do curso o desenvolvimento de ações e atividades em parques urbanos e áreas verdes municipais e estaduais como centrais de avenidas e canteiros; o planejamento e execução dos espaços verdes e das áreas de lazer em shoppings centers, hospitais, empresas, condomínios e residências; a organização e conservação dos espaços em eventos públicos e privados como feiras, shows, mostras, congressos, casamentos e aniversários.

Faz parte da filosofia de desenvolvimento do curso o preparo do aluno para empreender e abris sua própria empresa de paisagismo de maneira bem sucedida.

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
GESTÃO DA QUALIDADE

Gestão da Qualidade

O PROFISSIONAL

O Tecnólogo em Gestão da Qualidade atua em empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria. Empresas em geral (indústria, comércio e serviços). Órgãos públicos. Institutos e Centros de Pesquisa.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria. Empresas em geral (indústria, comércio e serviços). Órgãos públicos. Institutos e Centros de Pesquisa. Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente

Desenvolve as seguintes atividades:

  • □ Planejar, implementar e auditar os sistemas de gestão da qualidade e produtividade
  • □ Realizar mapeamento de processos organizacionais segundo indicadores de qualidade e produtividade
  • □ Elaborar e analisar documentação e relatórios de qualidade, considerando normas de qualidade estabelecidas
  • □ Desenvolver avaliar sistematicamente os procedimentos, práticas e rotinas internas e externas de uma organização
  • □ Mobilizar pessoas para agir com qualidade em todas as atividades corporativas
  • □ Gerenciar e manter o fluxo de informação e comunicação na empresa
  • □ Disseminar a cultura da qualidade e produtividade
  • □ Capacitar pessoas em procedimentos e rotinas destinados a minimizar a produção fora de conformidade
  • □ Elaborar ferramentas para minimizar a incidência de falhas
  • □ Elaborar e gerenciar estratégias para obtenção de certificações
  • □ Desenvolver programa de avaliação de performance produtiva organizacional considerando aspectos quantitativos e qualitativos
  • □ Avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação

O CURSO

O curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade tem como objetivo Propiciar a graduação tecnológica para atender à demanda do setor produtivo local, baseado na indústria e comércio, através do desenvolvimento da capacidade de reflexão crítica sobre problemas relacionados à padronização de processos e controle de sistemas na busca de um padrão de excelência em qualidade.

Horário das aulas:

  • Noite: 19h00 às 22h35 (sábado: 07h40 às 12h55 online)
  • Duração da hora/aula: 50 minutos.

Número de vagas oferecidas:

  • Noite: 40 vagas, por semestre

Tempo para integralização:

  • Mínimo: 06 semestres
  • Máximo: 10 semestres

Páginas 1 | 2 | 3 | 4 | 5