FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO

HOME | Cursos

CURSOS DA FATEC-SP (I)

Curso Superior de Tecnologia em
Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Perfil do Profissional

O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas analisa, projeta, documenta, especifica, testa, implanta e mantém sistemas computacionais de informação. Esse profissional trabalha, também, com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas.

Raciocínio lógico, emprego de linguagens de programação e de metodologias de construção de projetos, preocupação com a qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais são fundamentais à atuação desse profissional.

Áreas de Atuação

O profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Informação pode atuar em empresas de assessoria e consultoria tecnológica e de desenvolvimento de sistemas, assim como nos diversos setores da economia: indústria, comércio, prestação de serviços, instituições financeiras, órgãos públicos ou como empreendedor em informática.

Aptdão do Profissional

□ Projetar e implementar sistemas de acordo com as necessidades institucionais;

□ Coordenar infraestrutura de tecnologia da informação, elaborando políticas e diretrizes a partir da análise de necessidades;

□ Realizar consultoria em Sistemas de Informação, avaliando e selecionando recursos de software e hardware;

□ Atuar em Centros de Pesquisa, de Ensino ou de desenvolvimento de software;

□ Empreender seu próprio negócio em informática.

Área - INFORMÁTICA

Forma de Acesso

Vestibular - Classificação em Processo Seletivo realizado em uma única fase, com provas das disciplinas do núcleo comum do ensino médio ou equivalente, em forma de testes objetivos e uma redação.

Dados Gerais

Horário das aulas

  • Manhã: 07h30 às 12h55
  • Tarde: 13h00 às 18h25
  • Noite: 19h00 às 22h35
  • Duração da hora/aula: 50 minutos.

Carga horária total do Curso

2.833 horas, sendo 2.920 aulas = 2.433 horas + 240 de Estágio Supervisionado + 160 horas de TCC.

Número de vagas oferecidas

  • Manhã: 40 vagas, por semestre
  • Tarde: 40 vagas, por semestre
  • Noite: 80 vagas, por semestre
  • Obs: os 2 últimos semestres da manhã e tarde são oferecidos a noite.

Tempo para integralização:

  • Mínimo: 06 semestres (manhã/tarde) e 08 semestres (noite)
  • Máximo: 10 semestres (manhã e tarde) e 13 semestres (noite)

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
SECRETARIADO E ASSESSORIA INTERNACIONAL
(ANTIGO CURSO DE AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS E SECRETARIADO)

SECRETARIADO E ASSESSORIA INTERNACIONAL

Perfil do Profissional

O Tecnólogo em Secretariado e Assessoria Internacional está apto a planejar, organizar, dirigir e controlar serviços de secretaria nos diferentes ambientes organizacionais. Domina ferramentas fundamentais da gestão de arquivos, eventos, viagens nacionais e internacionais etc. Está qualificado para o exercício profissional com ética e responsabilidade social e ambiental. Além disso, desenvolve habilidades em mais três idiomas, além do Português.

A compreensão da importância de trabalhar em equipe, desenvolver inteligência emocional, o conhecimento intercultural, bem como o estudo do direito do trabalho, da sociologia, entre outras disciplinas, também fazem parte do curso.

Áreas de Atuação

O profissional de secretariado assessora diretamente os diferentes níveis organizacionais, podendo atuar em empresas públicas, privadas, ONG etc. Também é capacitado para desenvolver sistemas que possam ser utilizados em sua área de atuação, tais como, Análises estatísticas, bons conhecimentos de matemática financeira, elaboração e leitura de balanços contábeis, que são conteúdos de disciplinas oferecidas ao longo do curso.

O curso é voltado para a demanda de mercado e concilia teoria e prática.

Dados Gerais

Duração: 3 anos

Período(s): Matutino e Noturno

Nº de vagas: 40 por período

Área - HUMANAS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
EDIFÍCIOS

Edifícios

O Profissional

O tecnólogo em Construção Civil - Modalidade Edifícios está habilitado a planejar, administrar e executar obras de edifícios e correlatas e a fiscalizar os serviços afins. Esse profissional tem competência para elaborar orçamentos e memoriais descritivos; especificar materiais; realizar controle de qualidade; conduzir trabalhos técnicos em geral e gerenciar equipes. Está capacitado também para executar desenhos técnicos, inclusive com auxílio de computador; a dimensionar instalações de ar condicionado, elevadores e escadas rolantes; a desenvolver projetos estruturais em concreto armado de edifícios; dimensionar peças de madeira, peças metálicas e suas ligações.

Dados Gerais

Horários de aulas

Manhã: 07h40 às 12h50

Noite: 19h00 às 23h15


Duração da hora/aula

50 minutos


Carga horária total do Curso

2400 horas, sendo 2880 horas-aulas.


Número de vagas oferecidas

Manhã: 80 vagas por semestre

Noite: 60 vagas por semestre

Forma de Acesso

Vestibular - Classificação em Processo Seletivo realizado em uma única fase, com provas das disciplinas do núcleo comum do ensino médio ou equivalente, em forma de testes objetivos e uma redação.


Tempo para integralização

Mínimo: 06 semestres

Máximo: 10 semestres

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
Eletrônica Industrial

Eletrônica Industrial

O Profissional

O Tecnólogo em Eletrônica Industrial é responsável por instalar e manter máquinas e dispositivos eletroeletrônicos utilizados em linhas de fabricação. Atua no controle de qualidade e gestão da produção de eletroeletrônicos. Com competências fundamentadas em eletrônica, componentes e dispositivos eletroeletrônicos, pode atuar também no planejamento e desenvolvimento de circuitos e produtos eletroeletrônicos industriais ou embarcados.

Atuação

Esse tecnólogo atua tambêm, na melhoria de produtos e na gestão de projetos, aliando competências das áreas de gestão, qualidade e preservação ambiental.

Páginas 1 | 2 | 3 | 4