O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas analisa, projeta, documenta, especifica, testa, implanta e mantém sistemas computacionais de informação. Esse profissional trabalha, também, com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas.
Raciocínio lógico, emprego de linguagens de programação e de metodologias de construção de projetos, preocupação com a qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais são fundamentais à atuação desse profissional.
Áreas de Atuação
O profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Informação pode atuar em empresas de assessoria e consultoria tecnológica e de desenvolvimento de sistemas, assim como nos diversos setores da economia: indústria, comércio, prestação de serviços, instituições financeiras, órgãos públicos ou como empreendedor em informática.
Aptdão do Profissional
□ Projetar e implementar sistemas de acordo com as necessidades institucionais;
□ Coordenar infraestrutura de tecnologia da informação, elaborando políticas e diretrizes a partir da análise de necessidades;
□ Realizar consultoria em Sistemas de Informação, avaliando e selecionando recursos de software e hardware;
□ Atuar em Centros de Pesquisa, de Ensino ou de desenvolvimento de software;
□ Empreender seu próprio negócio em informática.
Área - INFORMÁTICA
Forma de Acesso
Vestibular - Classificação em Processo Seletivo
realizado em uma única fase, com provas das disciplinas do núcleo comum do ensino médio ou equivalente, em forma de testes objetivos e uma redação.
Dados Gerais
Horário das aulas
Manhã: 07h30 às 12h55
Tarde: 13h00 às 18h25
Noite: 19h00 às 22h35
Duração da hora/aula: 50 minutos.
Carga horária total do Curso
2.833 horas, sendo 2.920 aulas = 2.433 horas + 240 de Estágio Supervisionado + 160 horas de TCC.
Número de vagas oferecidas
Manhã: 40 vagas, por semestre
Tarde: 40 vagas, por semestre
Noite: 80 vagas, por semestre
Obs: os 2 últimos semestres da manhã e tarde são oferecidos a noite.
Tempo para integralização:
Mínimo: 06 semestres (manhã/tarde) e 08 semestres (noite)
Máximo: 10 semestres (manhã e tarde) e 13 semestres (noite)
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SECRETARIADO E ASSESSORIA INTERNACIONAL (ANTIGO CURSO DE AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS E SECRETARIADO)
O Tecnólogo em Secretariado e Assessoria Internacional está apto a planejar, organizar, dirigir e controlar serviços de secretaria nos diferentes ambientes organizacionais. Domina ferramentas fundamentais da gestão de arquivos, eventos, viagens nacionais e internacionais etc. Está qualificado para o exercício profissional com ética e responsabilidade social e ambiental. Além disso, desenvolve habilidades em mais três idiomas, além do Português.
A compreensão da importância de trabalhar em equipe, desenvolver inteligência emocional, o conhecimento intercultural, bem como o estudo do direito do trabalho, da sociologia, entre outras disciplinas, também fazem parte do curso.
Áreas de Atuação
O profissional de secretariado assessora diretamente os diferentes níveis organizacionais, podendo atuar em empresas públicas, privadas, ONG etc.
Também é capacitado para desenvolver sistemas que possam ser utilizados em sua área de atuação, tais como, Análises estatísticas, bons conhecimentos de matemática financeira, elaboração e leitura de balanços contábeis, que são conteúdos de disciplinas oferecidas ao longo do curso.
O curso é voltado para a demanda de mercado e concilia teoria e prática.
O tecnólogo em Construção Civil - Modalidade Edifícios está habilitado a planejar, administrar e executar obras de edifícios e correlatas e a fiscalizar os serviços afins. Esse profissional tem competência para elaborar orçamentos e memoriais descritivos; especificar materiais; realizar controle de qualidade; conduzir trabalhos técnicos em geral e gerenciar equipes. Está capacitado também para executar desenhos técnicos, inclusive com auxílio de computador; a dimensionar instalações de ar condicionado, elevadores e escadas rolantes; a desenvolver projetos estruturais em concreto armado de edifícios; dimensionar peças de madeira, peças metálicas e suas ligações.
Dados Gerais
Horários de aulas
Manhã: 07h40 às 12h50
Noite: 19h00 às 23h15
Duração da hora/aula
50 minutos
Carga horária total do Curso
2400 horas, sendo 2880 horas-aulas.
Número de vagas oferecidas
Manhã: 80 vagas por semestre
Noite: 60 vagas por semestre
Forma de Acesso
Vestibular - Classificação em Processo Seletivo
realizado em uma única fase, com provas das disciplinas do núcleo comum do ensino médio ou equivalente, em forma de testes objetivos e uma redação.
Tempo para integralização
Mínimo: 06 semestres
Máximo: 10 semestres
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM Eletrônica Industrial
O Tecnólogo em Eletrônica Industrial é responsável por instalar e manter máquinas e dispositivos eletroeletrônicos utilizados em linhas de fabricação. Atua no controle de qualidade e gestão da produção de eletroeletrônicos. Com competências fundamentadas em eletrônica, componentes e dispositivos eletroeletrônicos, pode atuar também no planejamento e desenvolvimento de circuitos e produtos eletroeletrônicos industriais ou embarcados.
Atuação
Esse tecnólogo atua tambêm, na melhoria de produtos e na gestão de projetos, aliando competências das áreas de gestão, qualidade e preservação ambiental.