FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO

HOME | Cursos

OS CURSOS DA FATEC-SP (II)

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
GESTÃO DE TURISMO

GESTÃO DE TURISMO

O Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo oferece uma visão ampla e crítica da atividade turística, levando o aluno a conhecer tanto a realidade econômica e mercadológica de empreendimentos do setor, como a importância dos aspectos culturais, sociais e ambientais das políticas de planejamento dos órgãos públicos do turismo.

Experiências práticas

O curso propicia experiências práticas com visitas a empresas turísticas e atrativos culturais, viagens técnicas, eventos próprios como Semana do Turismo e Dia Mundial do Turismo e City Tour.

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
HIDRÁULICA E SANEAMENTO AMBIENTAL

HIDRÁULICA E SANEAMENTO AMBIENTAL

O Profissional

O tecnólogo em Hidráulica e Saneamento Ambiental poderá projetar e implantar instalações prediais, canais e proteção contra incêndio e atuar no controle do recebimento e do emprego dos materiais usados nas instalações. O profissional estará em condições de planejar, projetar, construir, fiscalizar, operar e dar manutenção em sistemas de: abastecimento de água; coleta, tratamento e disposição de esgoto; coleta e tratamento de lixo; drenagem de águas pluviais.

Áreas de Atuação

O profissional poderá atuar na preservação ambiental (água, ar e solo), no campo das obras hidráulicas (tubulações, canais, galerias, etc.), em obras de saneamento e em instalações prediais. Poderá prestar serviços junto a laboratórios dedicados ao controle de qualidade das águas de abastecimento, controle dos lançamentos de efluentes domésticos e industriais em corpos d’ água; atuar junto a programas de controle do meio ambiente e a equipes de análise e avaliação de impacto ambiental. Poderá também se dedicar ao ensino e à pesquisa tecnológica, bem como realizar vistorias, avaliações e laudos técnicos, dentro de seu campo profissional.

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
Instalações Elétricas

Instalações elétricas

O Profissional

O Tecnólogo em Instalaçães Elétricas atua nas áreas de projeto de instalação elétrica predial, projeto de instalação elétrica industrial, planejamento, gerenciamento, supervisão e manutenção de instalações elétricas; controle de qualidade de energia elétrica; gestão, qualidade e confiabilidade de processos de sistemas elétricos; comercialização de produtos elétricos; utilização de materiais, equipamentos e procedimentos de manutenção e segurança na instalação elétrica, aliadas à consciência ambiental, bem como ter capacidade para atuar em pesquisa, ensino, e serviços em/ou para concessionárias de distribuição de energia elétrica.

Aptidões

De forma geral, o Tecnólogo em Instalações Elétricas é um profissional apto a desenvolver, de forma plena e inovadora, atividades da sua área e tem formação específica para a aplicação e o desenvolvimento de pesquisa e da inovação tecnológica. Da difusão de tecnologias, da gestão de processos da produção de bens e serviços, do desenvolvimento da capacidade empreendedora e da manutenção das suas competências em sintonia com o mundo do trabalho.

CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO EM GESTÃO EMPRESARIAL

GESTÃO EMPRESARIAL

O CURSO

O Curso de Gestão Empresarial - Processos Gerenciais na modalidade EAD - Educação a Distância na Fatec-SP tem a duração de 3 anos. Cada Fatec que oferece o curso é um polo. Nossa plataforma é o Moodle e no ambiente como infraestrutura temos os docentes: Responsável por Disciplina, Mediador Online que dá o suporte necessário aos conteúdos e às atividades, bem como aplica as respectivas notas no processo avaliativo do AVA – Ambiente virtual de aprendizagem, a equipe Gemp-EaD que trabalha direto com a Coordenação Geral de Curso e com toda a comunidade acadêmica. Todo o trabalho nessa modalidade é acompanhado por manuais específicos, com orientações em tempo real dos docentes responsáveis e coordenação geral de curso.

Temos disponível nos polos: biblioteca, sala de estudos, laboratório de informática para utilização dos alunos. Na plataforma Moodle/AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem são inseridos os conteúdos, materiais complementares, as atividades, cine EaD, aulões e as notas gerais. Nosso processo de comunicação é focado na presencialidade dos docentes e no suporte aos alunos e docentes em tempo real. A Matriz Curricular pode ser verificada no site da Fatec: www.fatecsp.br, ícone do curso e disciplinas. O processo de vestibular é semestral.

Duração: 3 anos (6 semestres)

Carga de Disciplinas Semestral: de 6 a 7 disciplinas

Vagas: 40

Forma de Acesso: Processo Seletivo Vestibular - Semestral

Regime de Matrícula: Conjunto de Disciplinas

Carga Horária Total: 2800 sendo 2440 horas aula + 240 horas de Estágio Supervisionado, validado a partir do 3º semestre do curso + 160 horas de Trabalho de Graduação a partir do 5º semestre.

Avaliação Semestral Totalmente presencial nos polos e ocorre de acordo com o calendário oficial de aulas do curso publicado e amplamente informado.

Sede/Polo Fatec-SP

E-mail: gemp.ead@fatec.sp.gov.br

Perfil Profissional

O Tecnólogo em Gesto Empresarial (Processos Gerenciais) elabora e implementa planos de negócios, utilizando métodos e técnicas de gestão na formação e organização empresarial especificamente nos processos de comercialização, suprimento, armazenamento, movimentação de materiais e no gerenciamento de recursos financeiros e humanos. A habilidade para lidar com pessoas, capacidade de comunicação, trabalho em equipe, liderança, negociação, busca de informações, tomada de decisão em contextos econômicos, políticos, culturais e sociais distintos, são requisitos importantes a esse profissional.

Competências: O graduando deve demonstrar atitudes e habilidades a seguir relacionadas.

Atitudes

  • Internalização de valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional;
  • Formação humanística e visão global que o habilite a compreender o meio social, político, econômico e cultural onde está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente;
  • Formação técnica e científica para atuar na Gestão de pequenas e médias empresas, além de desenvolver atividades específicas da prática profissional em consonância com as demandas mundiais, nacionais e regionais;
  • Competência para empreender ações, analisando criticamente as organizações, antecipando e promovendo suas transformações;
  • Capacidade para atuar de forma multidisciplinar;
  • Capacidade de compreensão da necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento da autoconfiança.

Habilidades Profissionais

  • Mobilizar os recursos disponíveis para o encaminhamento de soluções apropriadas para os mais diversos contextos organizacionais;
  • Lidar com pessoas, desenvolvendo habilidades de trabalho em equipe, de comunicação e de negociação visando à autonomia para tomada de decisão;
  • Desenvolver, de forma plena e inovadora, atividades de gestão voltada aos negócios de pequeno e médio portes;
  • Diagnosticar cenÁrios visando o estabelecimento de um empreendimento (negócio);
  • Analisar a viabilidade econômico-financeira da implantação de empreendimentos;
  • Articular os conhecimentos, alinhando a teoria com a prÁtica vivenciada, para a tomada da melhor decisão ou fazer o encaminhamento mais adequado;
  • Avaliar os impactos do empreendimento.

Perfil do egresso e Área de atuação

O Tecnólogo em Gestão Empresarial (Processos Gerenciais) elabora e implementa planos de negócios éticos e sustentÁveis, utilizando métodos e técnicas de gestão na formação e organização empresarial especificamente nos processos de comercialização, suprimento, armazenamento, movimentação de materiais e no gerenciamento de recursos financeiros e humanos.

A habilidade para lidar com pessoas, capacidade de comunicação, trabalho em equipe, liderança, negociação, busca de informações, tomada de decisão em contextos econômicos, políticos, culturais e sociais distintos são requisitos importantes a esse profissional.

Os profissionais formados, em razão da formação polivalente e multidisciplinar, podem atuar em âmbitos diversos, com as competências específicas para compreender peculiaridades dos contextos socioeconômicos nacional, regional e local:

  • em seu próprio negócio;
  • em micro, pequenas e médias empresas;
  • no setor público;
  • em entidades particulares, mistas ou coletivas: cooperativas, associações, organizações não governamentais, empreendimentos de economia criativa, economia colaborativa, e outros modelos de novos empreendimentos sustentÁveis.

Não se trata de um profissional formado para atuar exclusivamente em "postos de trabalho" da economia tradicional, mas apto a atuar e empreender também em negócios das novas economias do mundo do trabalho contemporâneo.

OBJETIVO DO CURSO

Geral

Propiciar a graduação de profissionais de Gestão Empresarial que possam contribuir para a inovação e melhoria de processos nas organizações, se antecipar aos problemas, resolvendo-os e assim poder minimizar custos e maximizar benefícios da atividade econômica empresarial, dentro de perspectivas ética e sustentável dos negócios.

Específico

A organização curricular de todas as atividades do curso visa desenvolver com os estudantes conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuam para o desenvolvimento social e econômico regional do país, por meio de empreendedorismo, capitaneado por profissionais capacitados, e com isso minimizar a mortalidade de empresas, principalmente as de pequeno e médio portes, permitindo o sucesso empresarial das mesmas.

Páginas 1 | 2 | 3 | 4