Por que estudar Materiais?

Tudo que usamos em nossa vida diária é feito de algum material: da nossa roupa até embalagens de produtos, equipamentos eletrônicos ou veículos de transporte, os materiais estão em todos os lugares. Portanto, todos os produtos fabricados pelo homem que influenciam notadamente nossa vida, são feitos de algum material ou uma combinação de materiais, incluindo metais, cerâmicos, polímeros, semicondutores e compósitos.

 

Os materiais sempre estiveram intimamente ligados à nossa existência e a evolução da humanidade. Grande parte das inovações tecnológicas que nós associamos com a vida moderna, envolveu algum avanço na síntese e processamento ou aplicação dos materiais. Automóveis, satélites, televisores, computadores, enfim, muitas das tecnologias que estamos habituados, não seriam possíveis sem os avanços dos materiais, incluindo os semicondutores.

 

Um novo material é normalmente o precursor de um progresso escalonado de alguma tecnologia. Por exemplo: O desenvolvimento de aços permitiu a construção de prédios e pontes suspensas, avanços na tecnologia baseada em silício forneceram a base para a eletrônica e computadores, e novos biomateriais têm resultado em avanços médicos que salvam e melhoram a vida das pessoas. Ou ainda, superligas de metais e cerâmicas mais resistentes são fundamentais para a fabricação de motores de alto desempenho, conversão de energia e controle da poluição.

 

Os profissionais de Materiais são motivados a tornar os produtos tecnológicos mais resistentes, mais leves, mais seguros, mais rápidos e mais adequados às nossas necessidades. Cada parte do carro ou todas as peças de seu computador são cuidadosamente selecionadas para otimizar seu desempenho e custo efetivo.

 

As áreas de atuação deste profissional são extremamente diversificadas, e abrangem um amplo espectro de indústrias, além da possibilidade de atuação acadêmica em instituições de ensino e pesquisa.

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO - FATEC - SP

Praça Cel. Fernando Prestes, 30 - Bom Retiro

(ao lado da estação Tiradentes do Metrô)

Tel. 3322-2216