Matriz Curricular

O curso de Tecnologia em Materiais é composto de 62 disciplinas em regime semestral. A carga horária total é de 2483,3 horas, que equivale a 2980 horas-aula. Isto corresponde a 2980 aulas com duração de 50 minutos cada aula. O aluno poderá concluir o curso no prazo mínimo de 6 semestres ou 3 anos, e a partir do 5 semestre deverá optar por uma ênfase específica.

 

A matriz curricular do curso visa atender à formação do tecnólogo em Materiais a partir de disciplinas divididas entre básicas (B), profissionalizantes (P) e específicas (E), estruturadas da seguinte forma:

A partir do 5º semestre do curso, o aluno deve optar por uma ênfase específica: Materiais Cerâmicos, Materiais Poliméricos e Materiais Metálicos.

As disciplinas optativas oferecem opções de complementação mais especializada para a formação dos alunos, independentemente da ênfase que o aluno possa optar das áreas específicas oferecidas. O aluno deve concluir no mínimo, 2 disciplinas optativas, com a possibilidade de serem oferecidas já a partir do 2º semestre em qualquer horário e, obrigatoriamente, oferecidas no 5º e 6º semestres.

 

Temas inovadores são oferecidos no conjunto das disciplinas optativas, que dão suporte à pesquisa de novos materiais, como: Biomateriais, Materiais Compósitos e Tecnologia de Fibras Ópticas. Também são oferecidas as disciplinas de Análise de Falhas por Fraturas, Fundamentos da Soldagem e Tecnologia do Vidro.

 

Além das atividades acima, o curso incentivará os alunos a participarem de eventos técnicos e científicos como congressos e simpósios; e ainda de atividades sociais, culturais e esportivas.

 

 

Informações Gerais do Curso

 

Número de vagas: 40

Duração do curso: 3 anos (6 semestres)

Período: Diurno (1º ao 4º semestre) e Noturno (5º ao 6º semestre).

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO - FATEC - SP

Praça Cel. Fernando Prestes, 30 - Bom Retiro

(ao lado da estação Tiradentes do Metrô)

Tel. 3322-2216