Fatec So Paulo


Biblioteca Nelson Alves Vianna

SERVIÇOS


Circulação de Materiais
O acervo da Biblioteca Nelson Alves Vianna é aberto à comunidade em geral para consultas e pesquisas no local.

A equipe da Biblioteca presta orientações aos usuários em suas pesquisas bibliográficas, tanto na base de dados da biblioteca como em outras fontes de informação, eletrônicas ou impressas. O atendimento aos usuários é realizado no balcão da biblioteca, por telefone ou por e-mail.

Empréstimo Domiciliar
O empréstimo de obras da Biblioteca é permitido para usuários cadastrados no Sistema - alunos, professores e funcionários da FATEC-SP e alunos de pós-graduação do CEETEPS - que podem permanecer com até três obras, por sete dias corridos, incluídos sábados, domingos e feriados.

A coleção de empréstimo é composta por livros técnico-científicos e de literatura; apostilas, monografias e catálogos.

As demais coleções da Biblioteca periódicos e referência são emprestadas somente para consulta no local e devem ser devolvidas no mesmo dia.

Empréstimo entre Bibliotecas (EEB)
A biblioteca busca oferecer aos seus usuários o acesso a uma variedade de fontes de informação, mesmo que estas não se encontrem no acervo da biblioteca da FATEC-SP.

Os usuários podem solicitar o serviço de Empréstimo entre Bibliotecas (EEB), que permite o empréstimo de livros, teses e dissertações localizados em bibliotecas conveniadas.

Para solicitar o serviço, o usuário cadastrado deverá dirigir-se ao balcão da Biblioteca, com os seguintes dados e documentos:

 1. Nome da Biblioteca/Instituição destinatária;
2. Referência bibliográfica dos materiais solicitados (autor, título, edição, editora e ano);
3. Carteira da FATEC-SP.


O usuário é o responsável pela retirada e devolução do material na biblioteca destinatária, e deverá obedecer às normas de empréstimo vigentes.

No caso de extravio ou danos aos materiais emprestados, o usuário deverá efetuar a substituição imediata do exemplar, por título idêntico ou equivalente, indicado pela biblioteca destinatária.

Normalização Bibliográfica
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no país. No campo da informação e da documentação, edita as normas responsáveis pela normalização de trabalhos acadêmicos-científicos, dentre as quais destacamos:

  • NBR 6023 - Informação e Documentação - Referências - Elaboração

  • NBR 10520 - Citações em Documentos - Apresentação

  • NBR 14724 - Trabalhos acadêmicos - Apresentação

  • NBR6027 - Sumário - Apresentação

  • NBR 6028 - Resumo - Apresentação

  • NBR 6024 - Numeração progressiva das seções de um documento inscrito - Apresentação

A normalização de documentos visa à padronização e à simplificação no processo de elaboração de trabalho acadêmico-científico que adota o padrão da ABNT, como é o caso dos trabalhos de conclusão de curso, monografias e dissertações defendidos na FATEC-SP.

Além disso, a organização das referências bibliográficas durante a elaboração da pesquisa poupa o tempo do autor, ao mesmo tempo em que auxilia na organização das idéias.

A função de uma norma técnica é a de estabelecer um padrão com valor de regra em geral, indicativo e, algumas vezes, imperativo. Entretanto, a normalização não tem o propósito de cercear a criatividade e a liberdade dos autores, mas facilitar aos diferentes leitores o acesso às idéias e às concepções científicas constantes no trabalho.

A elaboração de um texto de forma bem estruturada, com suas citações e referências seguindo regras estabelecidas por uma norma, confere a ele um caráter de confiabilidade, fundamental para a seriedade do trabalho proposto.

Elaboração de Ficha Catalográfica
A Biblioteca da FATEC-SP possui o serviço de elaboração de ficha catalográfica de monografias e dissertações para alunos de pós-graduação (lato sensu e stricto sensu) da FATEC-SP e do CEETEPS.

A ficha catalogáfica nos trabalhos acadêmicos é recomendada pela ABNT e deve ser solicitada à Biblioteca quando o trabalho estiver na fase de impressão final. Para a sua elaboração, o bibliotecário faz uso do Código de Catalogação Anglo-Americano.

Para solicitar este serviço, os pós-graduandos devem preencher o formulário disponível neste site, no menu: "Formulários" e enviar para o e-mail da bibliotecária Helena Tiomi Oshiro Pitton: bibliot3@fatecsp.br

A Ficha Catalográfica será enviada para o e-mail do autor em até cinco dias úteis.

Pesquisa Bibliográfica
Os usuários podem solicitar pesquisas bibliográficas em fontes de informação disponíveis no acervo da bibloteca e no Portal Periódicos Capes, além de outras fontes de informação disponíveis eletronicamente.

Para maiores esclarecimentos, entre em contato com a Biblioteca.


Início

INFORMAÇÕES

ADMINISTRATIVO


FALE CONOSCO

Biblioteca

Administração - 3322-2211
Atendimento - 3322-2212

Secretaria Acadêmica

Seção de Alunos - 3322-2213
Seção de Ex-Alunos - 3322-2214

Relações Empresariais

3322-2223

Diretoria de Serviços Operacionais

3322-2205

Diretoria de Serviços Administrativos Internos

3322-2206

< MAPA DO SITE >