Biblioteca Nelson Alves Vianna

Perguntas Frequentes

Antes de entrar em contato conosco, verifique se a sua dúvida já foi respondida!

1. A biblioteca Nelson Alves Vianna abre aos sábados?
    Sim, das 9h às 12h45min.

2. A Sala de Estudos abre aos sábados?
    Não.

3. A Sala de Internet abre aos sábados?
    Não.

4. Quantos livros posso retirar?
    Alunos de graduação e de pós-graduação, professores e funcionários podem retirar
    até três obras para empréstimo domiciliar e três obras para consulta (devolução no
    mesmo dia).

5. Qual o prazo de devolução dos materiais?
    Sete dias corridos, contabilizados os sábados, domingos, feriados e dias não letivos.

6. Aluno de outras FATECs e/ou ETECs podem emprestar livros?
    Apenas os alunos da FATEC-SP podem efetuar o empréstimo domiciliar. Alunos de
    outras FATECs e ETECs podem efetuar o empréstimo para consulta no local e
    devolução no mesmo dia.

7. Sou ex-aluno. Posso emprestar materiais?
    Ex-alunos podem apenas efetuar o empréstimo para consulta no local e devolução no
    mesmo dia.

8. Sou funcionário/professor aposentado. Posso emprestar materiais?
    Funcionários e professores aposentados podem apenas efetuar o empréstimo para
    consulta no local e devolução no mesmo dia.

9. Quero doar livros. Como fazer?
    Consulte a seção "Doação de materiais", no menu ao lado.

10. Perdi o livro da biblioteca que estava sob minha responsabilidade.
      Como proceder?

      O usuário deverá comunicar o fato à Biblioteca e providenciar a reposição do mesmo
      título e com a edição mais recente. Caso o título esteja esgotado, a Biblioteca
      indicará um título equivalente.

11. O livro da biblioteca que estava sob minha responsabilidade foi
      roubado/furtado. Como proceder?

      O usuário deverá apresentar o Boletim de Ocorrência, comunicar o fato à Biblioteca e
      providenciar a reposição do mesmo título e com a edição mais recente. Caso o título
      esteja esgotado, a Biblioteca indicará um título equivalente.

12. Quem pode se cadastrar na Biblioteca da FATEC-SP?
      Alunos da FATEC-SP de graduação e pós-graduação regularmente matriculados;
      Alunos de pós-graduação do CEETEPS regularmente matriculados;
      Professores na ativa da FATEC-SP;
      Professores substitutos e/ou contratados da FATEC-SP, durante a validade
      do contrato;
      Funcionários na ativa da FATEC-SP e do CEETEPS.

13. Estou com a matrícula trancada. Posso efetuar empréstimos?
      Não, apenas alunos regularmente matriculados podem efetuar empréstimos
      domiciliares.

14. Estou com livros em atraso. Há cobrança de multa?
      Não. Desde o dia 02 de maio de 2011, o usuário com atraso na devolução de livros
      ficará suspenso dos serviços da biblioteca. Os dias de suspensão são computados
      por livro e por dia em atraso, excluindo os domingos, feriados e pontos facultativos.

15. Devolvi os livros que estavam atrasados, mas não paguei a multa.
      O valor da multa aumentará?

      Desde o dia 02 de maio de 2011, a Biblioteca não efetua cobrança de multas.
      Ao invés disso, os alunos com devolução de livros em atraso ficarão suspensos
      dos serviços da biblioteca.

16. É possível renovar os livros?
      A biblioteca não efetua renovações. Entretanto, é possível realizar o empréstimo do
      mesmo livro, desde que exista outro exemplar com o mesmo título disponível na
      estante no momento da devolução. Neste caso, o usuário deverá efetuar o novo
      empréstimo no balcão da biblioteca e trazer o livro.

17. Alunos da ETESP podem utilizar a Sala de Internet?
      Não. A Sala de Internet é de uso exclusivo da comunidade da FATEC-SP.

18. Posso usar o meu notebook na Sala de Internet?
      Não. Para fazer uso de seu notebook, dirija-se à Sala de Estudos ou ao Mezanino
      da Biblioteca.

19. Posso entrar na Sala de Internet sem a carteirinha da FATEC-SP?
      Apenas calouros com protocolo de matrícula e documento de identidade original com
      foto podem entrar na Sala de Internet sem carteirinha. Todos os demais alunos
      devem apresentar a carteirinha.

20. Posso entrar com mochila na Sala de Internet?
      Não. As mochilas, pastas e bolsas devem
      ser deixadas no guarda-volumes.

21. Como faço para utilizar o laboratório pela primeira vez?
      Será necessário apresentar a carteira da FATEC-SP ou o protocolo de matrícula,
      acompanhado do documento de identidade original, para a realização de cadastro,
      válido apenas para a Sala de Internet, não sendo válido para outros laboratórios
      de informática do campus.

22. Esqueci a senha de acesso aos computadores da Sala de Internet. O que fazer?
      Solicite o auxílio dos estagiários da Sala de Internet. Uma nova senha será
      cadastrada.

23. Posso entrar na Sala de Internet portando fichário, caderno e estojo?
      Sim.

24. Por quanto tempo posso utilizar a Sala de Internet?
      Por 1 hora, podendo permanecer por mais uma hora, caso não haja reserva.

25. Os computadores da Sala de Internet possuem editor de texto (Word)?
      Sim.

26. Os computadores da Sala de Internet lêem pendrive?
      Sim.

27. Posso instalar programas nos computadores da Sala de Internet?
      Não.

28. Os computadores da Sala de Internet lêem CD-Rom/DVD?
      Não.

29. Posso gravar um arquivo em CD?
      Não.

30. Posso consumir alimentos na biblioteca?
      Não, pois os resíduos de alimentos que se depositam nas páginas dos livros
      contribuem para a sua deterioração. Ajude a conservar os livros.