Inscrições para o Programa Bolsas de Verão do CNPEM

Inscrições para o Programa Bolsas de Verão do CNPEM vão até 20 de outubro.
Estudantes de cursos de graduação universitária das áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Engenharias podem se inscrever até o dia 20 de outubro para participar do 23º Programa Bolsas de Verão realizado pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). A finalidade do Programa é contribuir para a formação de pessoal qualificado para atuar em pesquisas científicas, desenvolvimento tecnológico e inovação.
Podem se candidatar alunos, no mínimo, do quarto semestre (ou o equivalente nos sistemas anual, quadrimestral ou trimestral) matriculados regularmente em instituições universitárias da América Latina e do Caribe. O Programa Bolsas de Verão acontece desde 1992, sempre nos meses de verão no Brasil, que é também período de férias para os estudantes latino-americanos e caribenhos.
Até a 22ª edição, o programa já acolheu 265 bolsistas.
Os selecionados passarão os meses de janeiro e fevereiro de 2014 em Campinas, desenvolvendo projetos sob orientação de pesquisadores dos Laboratórios Nacionais do CNPEM e com acesso a eventos científicos realizados nos Laboratórios Nacionais do CNPEM (incluindo seminários, palestras). Eles terão hospedagem, refeições, seguro-saúde e transporte.
Informações completas sobre o 23º Programa Bolsas de Verão do CNPEM estão em www.cnpem.br/bolsasdeverao e, em espanhol, em www.cnpem.br/becasdeverano.




Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC)

Temos a honra de convidar sua instituição a participar da Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC), durante a 65º Reunião Anual da SBPC que ocorrerá de 21 a 26 de julho de 2013, na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, em Recife/PE.

As normas estão disponíveis no site: http://www.sbpcnet.org.br/recife/resumo/jnic.php.

Na certeza de contarmos com a participação de sua instituição, enviamos nossas mais cordiais saudações.


Profª. Drª. RUTE MARIA GONÇALVES DE ANDRADE
Secretária Geral da SBPC
Coordenadora Geral da 65º Reunião Anual




X SEMETRO - 10th. International Congress on Electrical Metrology




Visita Internacional - Universidade da Pensilvânia (UPENN)

Representantes da Universidade da Pensilvânia (UPENN) dos Estados Unidos, em visita à Fatec-SP, fizeram uma exposição das linhas de pesquisa desta universidade em diversas áreas tecnológicas, visando estabelecer futuros trabalhos de cooperação com nossa instituição e perspectivas envolvendo nossos alunos.




Curso on-line "Materials for Photonics: Glasses, Optical fibers and Sol-Gel Materials"




Oportunidades de Pós-graduação e Pesquisa no Exterior

Doutorado na Itália: Departamento de Ciência Aplicada e Tecnologia - Instituto de Engenharia e Física de Materiais - PhotonLab - http://www.composites.polito.it
Contato: Daniel Milanese: daniel.milanese@polito.it

Doutorado na França: O Brasil e a França promovem a integração entre empresas e instituições de ensino superior e pesquisa, no intuito de estimular a pesquisa colaborativa e apoiar as atividades de desenvolvimento e inovação no setor privado.
Maiores informações: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/cifre-brasil

Mestrado/doutorado na Europa: O Erasmus Mundus (EM) é um programa de mobilidade criado e financiado pela União Européia (UE). As atividades do programa têm como objetivo promover a excelência da educação superior e pesquisa dos países europeus e ao mesmo tempo reforçar os laços acadêmicos com países de todo o mundo. As bolsas de estudos integrais concedidas para os cursos de mestrado e doutorado pertencentes ao EM são amplamente conhecidas, no entanto, o programa também oferece oportunidades para professores e instituições de educação superior.
Maiores informações: http://erasmusmundusnobrasil.webs.com/programa.htm




Programa Ciência sem Fronteiras - Vagas de Pós Doc na Universidade de Torino




Sessão "Estudar e Pesquisar na Alemanha - Programas de Bolsas e Fomento"