Biblioteca Nelson Alves Vianna

Normalização Bibliográfica

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no país. No campo da informação e da documentação, edita as normas responsáveis pela normalização de trabalhos acadêmicos-científicos, dentre as quais destacamos:

  • NBR 6023 - Informação e Documentação - Referências - Elaboração
  • NBR 10520 - Citações em Documentos - Apresentação
  • NBR 14724 - Trabalhos acadêmicos - Apresentação
  • NBR 6027 - Sumário - Apresentação
  • NBR 6028 - Resumo - Apresentação
  • NBR 6024 - Numeração progressiva das seções de um documento inscrito - Apresentação
A normalização de documentos visa à padronização e à simplificação no processo de elaboração de trabalho acadêmico-científico que adota o padrão da ABNT, como é o caso dos trabalhos de conclusão de curso, monografias e dissertações defendidos na FATEC-SP.

Além disso, a organização das referências bibliográficas durante a elaboração da pesquisa poupa o tempo do autor, ao mesmo tempo em que auxilia na organização das idéias.

A função de uma norma técnica é a de estabelecer um padrão com valor de regra em geral, indicativo e, algumas vezes, imperativo. Entretanto, a normalização não tem o propósito de cercear a criatividade e a liberdade dos autores, mas facilitar aos diferentes leitores o acesso às idéias e às concepções científicas constantes no trabalho.

A elaboração de um texto de forma bem estruturada, com suas citações e referências seguindo regras estabelecidas por uma norma, confere a ele um caráter de confiabilidade, fundamental para a seriedade do trabalho proposto.