CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS

Vídeo do Curso

O tecnólogo em materiais atua na pesquisa, desenvolvimento, produção e aplicação de novos materiais metálicos, cerâmicos, poliméricos ou compósitos. Possui forte atuação no setor de projetos, controle de qualidade e inspeção de materiais: monitora desde a seleção da matéria-prima, definição dos métodos de produção até a aplicação industrial, assim como qualifica e avalia o desempenho desses materiais. O tecnólogo em Materiais é o profissional que projeta estruturas, propriedades e processos de fabricação para desenvolver materiais com propriedades específicas que possam satisfazer as necessidades da tecnologia moderna.

O emprego industrial é composto por um amplo espectro de indústrias, incluindo petroquímica, metalúrgica, automobilística, aeronáutica, construção civil, de embalagens, refratários, plásticos e borrachas, pisos e revestimentos, porcelanas, celulose, resinas, vidros, ligas metálicas, biomateriais, entre outras. Atualmente, destaca-se uma forte demanda por este profissional na reciclagem de materiais.

A atuação do tecnólogo em Materiais abrange organizações públicas e particulares como: prestação de serviços; consultoria; instituições de ensino e pesquisa, de desenvolvimento científico e tecnológico. Pode candidatar-se aos programas de mestrado, doutorado e cursos de especialização em virtude de sua ampla formação, além de poder participar de concursos públicos. O tecnólogo em Materiais também poderá obter o CRQ ou CREA.