FATEC São Paulo recebe reconhecimento de curso na área de Gastronomia
O curso superior de tecnologia em Gestão de Empreendimentos Gastronômicos da FATEC São Paulo foi reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação, conforme publicação do Diário Oficial do Estado de 24 de novembro de 2025. Na publicação, foi registrado o Parecer CEE 293/2025 da Câmara de Educação Superior, relatado por Cláudio Mansur Salomão. “Aprova-se, com fundamento na Deliberação CEE 171/2019, o pedido de Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Empreendimentos Gastronômicos, oferecido pela FATEC São Paulo, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, pelo prazo de três anos".
O Curso, até então experimental, passa por essa importante regularização, no momento em que forma a primeira turma. Implantado desde 2023 na unidade, faz parte do eixo tecnológico de Turismo e Hospitalidade e traz como diferencial uma proposta curricular mais voltada para a gestão dos serviços de alimentação, com disciplinas como Marketing Digital, Vitrinismo e Merchandising, Importação e Exportação de Alimentos e Bebidas e Gestão de Serviços de Alimentação. O curso tem duração de 03 anos e oferece também disciplinas de língua inglesa e espanhola. As aulas práticas de cozinha, como Técnicas Gastronômicas, Serviços de Sala e bar e Harmonização acontecem em laboratórios didáticos das ETECs próximas, ou em salas de treinamento de parceiros, como é o caso da Associação de Bares e Restaurantes de São Paulo (ABRASEL-SP).
Os egressos do curso desenvolvem atividades de extensão voltadas para os empreendimentos gastronômicos do território, atuando na promoção dos empreendimentos, no desenvolvimento de projetos de eventos gastronômicos, na engenharia de cardápio, no desenvolvimento de planos de marketing digital e de pesquisa de marketing e oferecendo serviços de consultoria a empreendimentos ou empreendedores do setor. Outra importante atividade de extensão desenvolvida em 2025 é o levantamento e a publicação de conteúdos sobre empreendimentos gastronômicos da região do bairro de Santana. Essas atividades colaboram diretamente com o Observatório da Gastronomia da cidade de São Paulo, desenvolvidas em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho da Prefeitura de São Paulo e com SEBRAE-Santana. Nas atividades de extensão, os alunos oferecem serviços de apoio a empreendimentos e empreendedores da área da gastronomia, além de aprimorar suas competências em pesquisa e nos conteúdos didáticos desenvolvimentos pelas disciplinas do curso.
Abaixo algumas fotos das atividades práticas do curso






Vídeo dos alunos do curso de Gestão de Empreendimentos Gastronômicos