Por exemplo,
no caso do carrossel, antes de a criança correr sobre o tablado,
a quantidade de movimento angular do sistema constituído pelo
carrossel e pela criança era nula, pois não havia movimento
de rotação. Quando a criança passa a correr,
o carrossel gira em sentido oposto. A quantidade de movimento angular
da criança é compensada pela do carrossel e dessa forma
o sistema continua com quantidade de movimento angular nula. |
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No carrossel, quanto mais rápida for
a criança a correr sobre o tablado, mais rapidamente girará
o carrossel em sentido oposto. Quando duas crianças de mesma massa
iniciam a corrida sobre o tablado com a mesma velocidade, à mesma
distância do eixo e no mesmo sentido, farão com que essa
rapidez de giro do carrossel seja dobro daquela produzida por uma só
criança. Por outro lado, se o sentido de giro de uma dessas crianças
for oposto ao da outra, o carrossel pode não girar se a quantidade
de movimento angular delas se compensar.
No caso das cadeiras giratórias, aquela que tiver uma pessoa de
menor massa girará com maior rapidez.
Por outro lado, se uma das pessoas do exemplo anterior abrir e fechar
os seus braços quando já estiver girando, haverá
mudança da sua velocidade angular. Ou seja, para uma mesma quantidade
de movimento angular, quanto menor o momento de inércia, maior
a velocidade angular.
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Mesmo
no giro de um portão, seus vários pontos terão
velocidades distintas: quanto mais próximos da dobradiça,
menor a sua velocidade linear; se duas pessoas movimentarem um portão,
a pessoa que estiver mais próxima à dobradiça
se deslocará menos que a outra. |
Dizemos que esta força
produz um torque sobre o objeto em relação a esse eixo.
Se o torque devido a uma força for nulo, ela não produz
variação da quantidade de movimento angular; ou seja quem
produz esta variação é o torque
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