1. Carros fazendo curvas
Para que um carro faça uma curva, uma pedra gire presa aum barbante
ou um satélite artificial descreva uma trajetória circular
é necessário exercer uma força, uma vez que a velocidade
está variando em direção e a 2a lei de
Newton não se aplica só à variação
do módulo da velocidade.
Quando a força estiver dirigida para o centro da curva, ela não
modifica o valor da velocidade do objeto, mas varia continuamente sua
direção e sentido.
Saiba
mais sobre satélites
Supondo que o valor da velocidade linear
dos objetos ao longo de uma trajetória circular não se modifique,
sua velocidade angular será constante. Por outro lado, o momento
de inércia de cada objeto em relação ao eixo de rotação
é sempre o mesmo, uma vez que não há alteração
da massa nem da distância em relação ao eixo.
A quantidade de movimento angular do objeto se conserva e consequentemente
o torque resultante no objeto deve ser nulo. Isto de fato acontece quando
a única força existente é centrípeta, que
tem direção radial. Neste caso o torque devido a esta força
é nulo, uma vez que não tem componente na direção
perpendicular ao raio de giro.
2. Helicóptero
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As pás da hélice
principal de um helicóptero impelem o ar para baixo. Como reação
o helicóptero é impelido para cima.
O primeiro helicóptero com hélice movida por um rotor,
construído em 1907,elevou-se cerca de 1,5m. No entanto foi
impossível estabilizá-lo pois o corpo do aparelho girava
em sentido contrário ao da hélice toda vez que se buscava
alterar sua velocidade angular. |
3. Movimento do pião
Quando um pião é posto
a girar, em geral seu eixo de rotação é inicilamente
vertical. À medida que a velocidade de rotação
diminui, devido ao atrito com o chão, o pião se inclina
e seu eixo de rotação faz um certo ângulo com
a vertical. Entretanto o pião continua girando e seu eixo
de rotação descreve um giro em torno do eixo vertical.
Dizemos então que o pião está precessando.
Como
um giroscópio funciona?
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4.Moto fazendo curva
Um motociclista pode fazer uma curva sem
girar o guidão, apenas inclinando o corpo e a moto. Quando inclina
seu corpo para direita, por exemplo, a moto vira para direita.
Essa manobra só é possível devido à grande
quantidade de movimento angular da roda da moto, o que não acontece
na bicicleta, obrigando o ciclista a girar o guidão.
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