Cotidiano
As leis da rotação e algumas situações do cotidiano


1. Carros fazendo curvas

Para que um carro faça uma curva, uma pedra gire presa aum barbante ou um satélite artificial descreva uma trajetória circular é necessário exercer uma força, uma vez que a velocidade está variando em direção e a 2a lei de Newton não se aplica só à variação do módulo da velocidade.
Quando a força estiver dirigida para o centro da curva, ela não modifica o valor da velocidade do objeto, mas varia continuamente sua direção e sentido.

Saiba mais sobre satélites

Supondo que o valor da velocidade linear dos objetos ao longo de uma trajetória circular não se modifique, sua velocidade angular será constante. Por outro lado, o momento de inércia de cada objeto em relação ao eixo de rotação é sempre o mesmo, uma vez que não há alteração da massa nem da distância em relação ao eixo.
A quantidade de movimento angular do objeto se conserva e consequentemente o torque resultante no objeto deve ser nulo. Isto de fato acontece quando a única força existente é centrípeta, que tem direção radial. Neste caso o torque devido a esta força é nulo, uma vez que não tem componente na direção perpendicular ao raio de giro.

2. Helicóptero

As pás da hélice principal de um helicóptero impelem o ar para baixo. Como reação o helicóptero é impelido para cima.
O primeiro helicóptero com hélice movida por um rotor, construído em 1907,elevou-se cerca de 1,5m. No entanto foi impossível estabilizá-lo pois o corpo do aparelho girava em sentido contrário ao da hélice toda vez que se buscava alterar sua velocidade angular.


3. Movimento do pião

Quando um pião é posto a girar, em geral seu eixo de rotação é inicilamente vertical. À medida que a velocidade de rotação diminui, devido ao atrito com o chão, o pião se inclina e seu eixo de rotação faz um certo ângulo com a vertical. Entretanto o pião continua girando e seu eixo de rotação descreve um giro em torno do eixo vertical. Dizemos então que o pião está precessando.

Como um giroscópio funciona?

4.Moto fazendo curva

Um motociclista pode fazer uma curva sem girar o guidão, apenas inclinando o corpo e a moto. Quando inclina seu corpo para direita, por exemplo, a moto vira para direita.
Essa manobra só é possível devido à grande quantidade de movimento angular da roda da moto, o que não acontece na bicicleta, obrigando o ciclista a girar o guidão.