Quantidade de Movimento angular
Quando realizamos a investigação do movimento de translação, ficou estabelecido que a quantidade de movimento lineara do sistema se conservava. Nos casos de acoplamentos onde ocorrem movimentos de rotação, os dois objetos passam a girar em sentidos opostos, como se o giro de um "buscasse compensar" o giro do outro. Observando deste modo, tais casos podem também nos levar à idéia de que alguma coisa se conserva no sistema. Analogamente aos movimentos de translação, nos de rotação, há "algo" que não varia. A este algo denominamos quantidade de movimento angular ou momento angular, e é com base na idéia de sua conservação que analisaremos os movimentos de rotação.
Por exemplo, no caso do carrossel, antes de a criança correr sobre o tablado, a quantidade de movimento angular do sistema constituído pelo carrossel e pela criança era nula, pois não havia movimento de rotação. Quando a criança passa a correr, o carrossel gira em sentido oposto. A quantidade de movimento angular da criança é compensada pela do carrossel e dessa forma o sistema continua com quantidade de movimento angular nula.

No carrossel, quanto mais rápida for a criança a correr sobre o tablado, mais rapidamente girará o carrossel em sentido oposto. Quando duas crianças de mesma massa iniciam a corrida sobre o tablado com a mesma velocidade, à mesma distância do eixo e no mesmo sentido, farão com que essa rapidez de giro do carrossel seja dobro daquela produzida por uma só criança. Por outro lado, se o sentido de giro de uma dessas crianças for oposto ao da outra, o carrossel pode não girar se a quantidade de movimento angular delas se compensar.

No caso das cadeiras giratórias, aquela que tiver uma pessoa de menor massa girará com maior rapidez.
Por outro lado, se uma das pessoas do exemplo anterior abrir e fechar os seus braços quando já estiver girando, haverá mudança da sua velocidade angular. Ou seja, para uma mesma quantidade de movimento angular, quanto menor o momento de inércia, maior a velocidade angular.

Mesmo no giro de um portão, seus vários pontos terão velocidades distintas: quanto mais próximos da dobradiça, menor a sua velocidade linear; se duas pessoas movimentarem um portão, a pessoa que estiver mais próxima à dobradiça se deslocará menos que a outra.

Dizemos que esta força produz um torque sobre o objeto em relação a esse eixo. Se o torque devido a uma força for nulo, ela não produz variação da quantidade de movimento angular; ou seja quem produz esta variação é o torque