FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO

DTI - FATEC-SP

Departamento de Tecnologia da Informação

ACADÊMICO/CORPO DOCENTE

.:BIBLIOTECA:.
DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO - FATEC-SP
Profª Ângela Tomiko Ninomia
Mestre em Educação e com graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela FATEC-SP. Leciona no nível superior há 18 anos. Atualmente é professora de Linguagem de Programação e Programação Orientada a Objetos na FATEC-SP e coordenadora de cursos numa instituição de ensino particular em São Paulo.
Profº Antônio Celso Duarte
Engenheiro, Pós-Graduado em Administração de Empresas e em Computer Science nos USA. Professor há 30 anos pela FATEC e há 8 anos na Universidade São Judas nos cursos de pós-graduação. Atua há 32 anos em empresas de porte, ocupando posições executivas na Asea Brown Boveri, Hewlett-Packard, Tata e T-Systems. Sócio Diretor da Consus Consultores Associados, com atividades no Brasil e no Exterior em planejamento estratégico, marketing, desenvolvimento de negócios e logística integrada, tendo como clientes INTEL, HP, Microsiga, G&P, Braxis entre outros. Palestrante convidado de diversas instituições no Brasil, México e Estados Unidos.
Profº Carlos Hideo Arima
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (1975), mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1990). Atualmente é professor pleno da Faculdade de Tecnologia de São Paulo e professor assistente-doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Auditoria de Sistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de informação, controle interno, tecnologia da informação, contabilidade financeira e auditoria.
Lattes:http://lattes.cnpq.br/1596192295679999
Profª Elisabete da Silva Santos
Professora Pleno da Fatec São Paulo, com doze anos de Experiência Profissional em Empresas Privadas na área de Processamento de Dados - com Mainframes; sendo sete anos na ADP Systems Ltda como Assessora de Processamento de Dados, atuando nos Sistemas de Folha de Pagamento, Mala Direta e Sistema Educacional e cinco anos na Evadin Ind. e Com., como Analista de Produção e Programadora COBOL. Responsável por dez anos pelo Estudo Dirigido em Unix/Linux do Laboratório de Informática da FATEC-SP, onde é professora desde 1992 na área de Linguagens de Programação. Iniciou a carreira docente ministrando COBOL Avançado e atualmente, Linguagens de Programação utilizadas na construção e estruturação de Websites. Bacharel em Ciências pela Universidade São Judas Tadeu, com Licenciatura Plena em Matemática com ênfase em Processamento de Dados. Trabalho Voluntário: Criação e Manutenção de Sites para Instituições Religiosas.
Profª Grace Anne Pontes Borges
Mestre pela Universidade de São Paulo em Ciência da Computação - IME. Especialista pela UNICAMP em Orientação a Objetos Graduada pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo - FATEC, no curso de Tecnologia em Processamento de Dados Professora assistente na Faculdade de Tecnologia de São Paulo, no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplinas: Linguagem de Programação, Linguagem de Programação Orientada a Objetos. Professora de informática no CEFET-SP no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Disciplinas: Linguagens de Programação JAVA, C++ e C, Lógica de Programação e Computação Gráfica.
Profº Me. Hamilton Viana
Formação acadêmica: Graduação: Tecnologia em Processamento de Dados - FATEC-SP, 1978; Pós graduação: -Mestrado em Ciência da Computação - Universidade Mackenzie, 1998; -Pós Grad. em Educação - Universidade Mackenzie, 1996. -Licenciatura Plena em Proc. Dados – Fatec SP, 1992; -Pós grad. em Adm. Empresarial – Faculdades Integradas Santana e São Paulo, 1989; Experiência profissional: Atuação em empresas privadas e estatais, com mainframes e mini computadores.
Profº Hiromasa Nagata
Mestre em Educação, Especialista em Análise de Sistemas, Tecnólogo em P.D. pela FATEC-SP. Exerce a atividade de docência na FATEC-SP desde 1985. Professor Pleno, responsável pelas seguintes disciplinas: LP I – Cobol e LP V – Delphi; Professor de Pós-graduação Lato-Sensu da FATEC-SP. Iniciou as atividades profissional/estudantil em informática na década de 1970.
Profº Irineu Francisco de Aguiar
Administrador de Empresas pela FGV, com pós graduação em Informática pela FGV. Administração de Empresas pela USP e Sociologia pela Unicamp. 20 anos de experiência, lecionou em diversas Faculdades (UNIABC, Belas Artes, Oswaldo Cruz, FIA - USP, Fundace USP - Ribeirão Preto, Magister, FASB - São Bernardo, FATEC - Sorocaba e FATEC - SP).
Lattes:http://lattes.cnpq.br/8853329484934497
Site: www1.fatecsp.br/aguiar
Profº José Paulo Ciscato
Engenheiro Civil em 1985 pelo Instituto de Engenharia Paulista (atual UNIP). Pós-graduação Lato-Sensu com especialização em Gerência e Análise de Sistemas pela Faculdade Tibiriçá em 1996. Cursos de informática pela Kyoei Facom S.A. em 1987 e 1988, linguagens Cobol e dBase III plus, e mais cursos de outras linguagens oferecidos pelo CEETEPS, entre estes a Linguagem C. Hoje dedica-se a pesquisas na área de Computação Musical.
Site:http://www.jp.ciscato.nom.br
Profº Marcelo Aoki
Professor Pleno do Departamento de Processamento de Dados da FATEC - SP / Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Professor de Pós-graduação da FIAP – Faculdade de Informática e Administração Paulista. Atuação como Professor de cursos de Pós-graduação: Complexo Educacional São Luis; Centro de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Ibirapuera; Faculdade de Faculdade SENAC de Ciências Exatas e Tecnologia; Universidade São Judas; Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) – Ribeirão Preto/SP;Centro Universitário do Triângulo – Centro de Pós-graduação - Uberlândia/MG. Consultor do IADB - Inter American Development Bank em Washington DC; EUA na área de Information Technology. Curso de Especialização em Administrador de Bancos de Dados e Redes – Université Claude Bernard – Lyon – France. Formação em Engenharia Elétrica - modalidade eletrônica Licenciado em Matemática. Experiência em atividades de ensino e treinamento (professor de Escola Técnica Industrial; cursos superiores, cursos livres e como Engenheiro de Treinamento em empresa). Experiência como Engenheiro Eletrônico e Gerência de Projetos.
marcelo@fatecsp.com
Profº Drº Marcelo Duduchi
Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela FATEC-SP (1989), especialização em Automação Industrial pela Escola de Engenharia Industrial (1993), mestrado em Neurociências e Comportamento pela USP (1998) e doutorado em Psicologia Experimental pela USP (2004). É professor pleno da FATEC-SP (desde 2001) e do Mestrado do CEETEPS além de USJT e FIAP. É sócio diretor da QS Informática (desde 1989). Atua nas áreas de Computação, Psicologia Cognitiva e Neurociências onde pesquisa a interação humano-computador e a construção de interfaces e sistemas computacionais para educação, reeducação, avaliação e comunicação de pessoas com deficiências. É membro da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) onde atualmente é membro da Comissão de Educação e Secretário Regional (Estado de São Paulo Leste).
Twitter: @mduduchi - Lattes: http://lattes.cnpq.br/7269686606912444
Profª Maria Claudia de Mattos Fabiani
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo. Possui especialização em Análise de Sistemas e atualmente é professora associada da Faculdade de Tecnologia de São Paulo e doutora pela Faculdade de Medicina USP.
Profª Marília Macorin de Azevedo
Profª. Drª. Marília Macorin de Azevedo -Doutora em Engenharia pela USP. Graduada em Tecnologia de Processamento de Dados pela FATEC SP, Mestre em Qualidade pela UNICAMP. Exerce atividades profissionais na área de Informática desde 1976. Coordenou o Centro de Informática do CEETEPS. É professora da FATEC SP. Foi vice-diretora e diretora acadêmica das Faculdades e CET Radial sendo até abril de 2010 Reitora, de seu sucedâneo, o Centro Universitário Radial. Foi professora de Instituições como UNICID, FECAP e FMU. Realiza pesquisas na área de gestão da qualidade na formação tecnológica e no uso das tecnologias na educação. Membro do Laboratório de Pesquisas em Ciência de Serviços do CEETEPS.
Profº Napoleão Verardi Galegale
Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP, Mestre em Engenharia pela POLI/USP e formado em Ciências Contábeis pela FEA/USP e em Tecnologia em Processamento de Dados pela FATEC/SP. Trabalhou como Consultor e Diretor em projetos de sistemas, tecnologia da informação – TI e gestão corporativa, desenvolvidos por empresas de consultoria e auditoria nacional e internacional. Atua como Consultor e CEO da Galegale & Associados desde 1989, reunindo experiência de mais de 30 anos em uma variedade de projetos, abrangendo: desestatização de empresa de tecnologia, elaboração e implementação de planos estratégicos de sistemas e tecnologias, implantação das áreas de auditoria de sistemas e de segurança em TI, implantação de sistemas do tipo ERP/CRM/SCM/BI e, recentemente, na implementação de governança em TI. Sua atuação, como responsável final pelos projetos inclui, entre outras, as seguintes empresas: Alcatel, Agência Nacional de Petróleo, BNDES, Banespa, Bradesco, Canetas BIC, CPTM, Fundação Cásper Líbero, Grupo Segurador Mapfre, Hospital A.C. Camargo, Banco Nossa Caixa, Prodesp, Prodam, Serpro e Visanet. Têm orientado trabalhos e teses de pesquisa acadêmica e participa como especialista em TI em bancas de Concursos Públicos. É professor de TI dos cursos de Mestrado Profissional e Graduação da FATEC-SP/CEETEPS, Mestrado Acadêmico e Graduação da PUC-SP e MBA da FIPECAFI.
Profª Neide Aquemi Itocazu
Neide Aquemi Itocazu possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (1981), graduação em Formação de Professores - Esquema I pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (1983), cursou até o 3º ano de Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia e Administração da USP. Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (2004). Foi responsável acadêmica do Programa de Mestrado do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Por mais de 20 anos atuou na área técnica como analista de sistemas e posteriormente em cargos de gerencia nas Empresas: Saint-Gabin, KPMG, São Paulo Transportes, Correios, Centro Paula Souza, Odebrechet e Instituições de Ensino diversas. Atualmente é professora pleno da Faculdade de Tecnologia de São Paulo nos cursos de ADS e AES.
Profº Reginaldo Bucci
Formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP. Pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas/SP. MBA em Gestão Estratégica do Agronegócio pela Fundação Getúlio Vargas/SP. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Mar/85 – Atual Faculdade de Tecnologia de São Paulo – FATEC/SP. Mar/08 – Atual Professor Pleno. Mar/85 – Mar/08 Professor Associado. Atividades Administrativas: Jan/04 – Atual Coordenação de Área IV “APS e Administração”. Jan/93 – Fev/99 Coordenação do Estágio Supervisionado. Jan/93 – Dez/95 Implantação das disciplinas APS I, II e III. Out/84 – Out/08 Grupo Copersucar/União. Jun/96 – Out/08 Gerente de Informática (CIO). Out/84 – Jun/96 Gerente de Desenvolvimento de Sistemas. Jan/73 – Out/84 PRODAM/SP - Cia Proc. Dados do Mun. São Paulo. Jan/78 - Out/84 - Coordenador de Projetos. Jan/77 - Dez/77 - Líder de Projetos. Fev/76 - Dez/76 - Analista de Sistemas SR. Ago/73 - Jan/76 - Analista de Sistemas PL. Jan/73 - Jul/73 - Analista de Sistemas JR.
Profº Silvio do Lago Pereira
Silvio do Lago Pereira é Doutor e Mestre em Ciência da Computação pelo IME-USP, Especialista em Automação Industrial pela EEI-SJC, Licenciado para Ensino Técnico e Tecnólogo em Processamento de Dados pela FATEC-SP. Sua tese de doutorado, defendida em 2007, obteve o prêmio de Melhor Tese em Inteligência Artificial do Brasil, no CTDIA-2008, promovido pela SBC. Atualmente é Professor Universitário, Pesquisador e Consultor ad hoc do CNPq - Nível 2. http://www.ime.usp.br/~slago/index.html
Profº Tiago Filho Francisco da Costa
Possui graduação em ANALISE DE SISTEMAS (1996) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2001). Atualmente é lider de projetos em uma empresa multinacional, anteriormente como Gerente de IT. Também é professor da FATEC-SP e Carapicuiba. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: redes de computadores, programação avançada, gerenciamento de projetos, sistemas operacionais e sistemas de gestão empresarial. Professor das Disciplinas: Sistemas Operacionais II, Sistemas Distribuidos e Ambientes Operacionais - FATEC _SP / Projeto Articulador de Programação, Programação Avançada e Sistemas Operacionais II - FATEC - Carapicuiba.
Profº Valter Castelhano de Oliveira
“Doutorando em Engenharia USP-POLI. Mestre em Engenharia USP-POLI. Mestre em Gerenciamento de Sistemas de Informação PUCC. Cientista da Computação UFSCAR. Professor universitário - 24 anos (FATEC, Veris, PUCC). Coordenador pós-graduação Gestão de TI e Gestão de Projetos – 3 anos (UNIDERP/LFG, Veris/Metrocamp). Pesquisador DesignLab-POLI/USP e LaPCiS-Centro Paula Souza. Gerente de Projeto e certificado PMP – 15 anos (TI, Telecom, Finanças, Elétrico). Áreas de interesse: Ciência de Serviços, Processos de Negócio e Engenharia de Requisitos.”
Profº Valter Yogui
Brasileiro, Casado, 47 anos, 2 filhos. QUALIFICAÇÃO: Executivo da Área de Tecnologia da Informação, Professor Universitário. FORMAÇÃO ACADÊMICA: Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie - 1986, Tecnólogo em Processamento de Dados pela FATEC-SP - 1984. RESUMO DA EXPERIÊNCIA: 29 anos de experiência na área de informática, 22 anos como Empresário da área de informática. ATIVIDADES E PERFIL PROFISSIONAL: Desenvolvimento de empresa de Consultoria nas seguintes áreas de negócio: Prestação de Serviços e Outsourcing, Implementação e Gestão de ambiente de Alta Tecnologia, Implementação de projetos em ambiente ERP, CRM e BI. ATIVIDADES ACADÊMICAS: Professor Pleno do Departamento de Tecnologia da Informação da FATEC-SP desde 1984. PARTICIPAÇÃO EM SOCIEDADES CIVIS: Sócio-Executivo da empresa Trust Consultores e Associados e suas coligadas, Membro do Conselho da Fundação ACL – Auto-Realização, Comunicação e Liderança.
Profª Vânia Franciscon Vieira
Mestrado em Educação pela Universidade São Francisco(1996), especialização em Administração(USF-1993), especialização em Avaliação Institucional (UnB-1999). Graduação pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo(1980). Professor Titular da Universidade São Francisco e Professor Pleno da Fatec-SP na área de Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Empreendedorismo e Gestão de TI. Possui experiência na área de Gestão Educacional, Avaliação Institucional, Educação a Distância e Desenvolvimento de Sistemas de Informação. É voluntária da APAE de Itatiba há 17 anos e Presidente da entidade desde 2005.
Profº Victor Antonio Troitiño Troitiño
Profissional com 30 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação em funções gerenciais na Unilever e Kraft Foods. Possui graduação na área de Processamento de Dados pela FATEC-SP, MBA Administração pela USP e especialização na Youngstown State University (EUA). Professor da FATEC-SP desde 1986 e de pós-graduação na Universidade Gama Filho (RJ).