Departamento de Soldagem comemora os 35 anos de criação do curso

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SOLDAGEM

35 ANOS

CRIADO A PARTIR DAS NECESSIDADES DO PAÍS



No ano de 1976 no Rio de Janeiro, se encontraram profissionais da área de soldagem participantes do II Encontro Nacional de Tecnologia da Soldagem, organizado pela ABS Associação Brasileira de Soldagem.

Mais do que um evento de apresentação de trabalhos e discussões técnicas, o evento abriu um espaço para um tema relevante sobre um “Projeto de um curso superior conducente a formação do tecnólogo em soldagem”. O debate colocou sobre a mesa ideias, discutiu-se propostas, sugestões foram apresentadas visando posicionar um profissional de nível superior que atendesse as expectativas e anseios da indústria nacional da época.

Alguns elementos da discussão se apresentaram como pontos de atuação básica para o sucesso do evento:

O projeto do curso foi selecionado pela Comissão de Tecnologia Industrial (CTI) em reunião de 14 de Fevereiro de 1977 e aprovado pelo Ministro da Indústria e do Comercio, em 29 de Março de 1977, como merecedor de apoio financeiro da Secretaria de Cooperação Econômica e Técnica Internacional da Secretaria de Planejamento da Presidência da República (SUBIN/SEPLAN), da Secretaria de Tecnologia Industrial do Ministério da Indústria e do Comércio, através do Instituto Nacional de Tecnologia – Fundo de Amparo a Tecnologia (INTQFUNAT) e incluído no Acordo de Cooperação Técnica Brasil-França no Programa de “ Formação de Tecnólogos em Metalurgia” . Nesta época o programa prevê:

O curso teve sua aprovação pelo Conselho Universitário da UNESP em 23 de Agosto de 1977, sendo seu primeiro vestibular realizado de 11 a 14 de Setembro do mesmo ano. O curso se daria somente no período noturno, que se manteve até o ano de 2010.

Já no primeiro vestibular em 1977 se observava uma demanda interessante pelo curso que disponibilizava 40 vagas no período noturno, com um índice de demanda da ordem de 7,55 candidatos por vaga.

Uma história consagrada que completa 35 anos, de contribuições que atingiram conquistas de longo alcance mesmo que por vezes tenha passado desapercebidas por alguns.

Estruturado e voltado totalmente para área de soldagem a nível de graduação atualmente no Brasil, geograficamente localizada no principal polo industrial do país, o Curso de Tecnologia em Soldagem da Faculdade de Tecnologia de São Paulo é gratuito e recebe semestralmente 80 alunos por semestre.

Destaca-se uma trajetória de sucesso do curso Superior de Tecnologia em Soldagem seja pela responsabilidade que tem e teve com a sociedade e a tecnologia deste país, através da formação de profissionais qualificados para responder de imediato as necessidades que se apresentavam e se apresentam no contexto de nossa industria.

Hoje, em 2012 a maior e mais conceituada Faculdade de Tecnologia do pais, tem como fatores decisivos a ética, competência, Integridade e respostas rápidas às mudanças assegurando a credibilidade da instituição.

No ano em que o primeiro curso de tecnologia de soldagem deste país, o da Fatec São Paulo, completa seus 35 anos, fica claro a importância de sua criação através de profissionais que entenderam que o maior estado do Brasil teria que oferecer sua contribuição a sociedade através desta área específica: a soldagem. Para tanto, estas pessoas que foram determinadas, acreditaram no sucesso do curso.

Na cronologia do curso Superior de Tecnologia em Soldagem da Fatec SP, tantos outros somaram e outros continuam diariamente fazendo da capacitação destes profissionais sua maior missão, cujo reconhecimento virá por vezes de forma anônima e sutil pois a sociedade paulista, paulistana e brasileira verdadeiramente sabe o valor dos profissionais formados e daqueles que os formam.

Tivemos até 2012, 3000 alunos matriculados.

Hoje somos 1050 tecnólogos em soldagem.

Hoje estamos comemorando 35 anos neste grande encontro de tecnólogos em soldagem, professores, alunos, funcionários e convidados.

Nós aprendemos durante esses anos que a soldagem é um processo que não uni somente os materiais mas também uni as pessoas. Fortes laços de amizade foram formados durante esses 35 anos, tivemos cursando nesses anos, irmãos, pais e filhos, namorados que se tornaram marido e mulher.

A tecnologia em soldagem no Brasil teve um grande avanço nas ultimas décadas e com certeza o Curso Superior de Tecnologia em Soldagem da FATEC SP através de seus tecnólogos e professores, teve e tem um papel fundamental nesse desenvolvimento.