Quinta-feira, 24 de abril de 2014 15:09

FATEC CONSCIENTE

A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO VOLUNTÁRIO NA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO

      O serviço voluntário é uma atividade amparada legalmente e que dá oportunidade de pessoas exercerem obrigações por livre e espontânea vontade contribuindo para o crescimento local e aproximação dos indivíduos que ali operam. As atividades voluntárias podem ser previamente determinadas ou acrescentadas em uma unidade por simples fato de haver alguém disponível para exercer.

      Uma atividade dentro do campus da FATEC SP pode trazer ganho para a instituição, experiências para os participantes (tanto para quem executa como para quem recebe), e ser exemplo para a comunidade. Um local onde alguém exerce atividade por vontade própria, sem vinculo financeiro, mas com responsabilidade, com certeza é um local onde há aproveitamento generalizado das atividades e ocupação digna do tempo.

      Na FATEC SP sem se preocupar com o registro de atividades que podem ser exercidas voluntariamente, podemos crer que partindo da existência de um indivíduo voluntário entre nós a atividade poderá ser determinada. Portanto podemos instituir a atividade de serviço voluntário e esperar para que a comunidade, tanto interna como externa, se apresente.

FAÇA DIFERENÇA
SEJA UM VOLUNTÁRIO!

      O serviço voluntário é previsto pela Lei nº 9.608 de 18/02/1998, como uma atividade não remunerada, sem vínculo empregatício nem funcional ou qualquer obrigações trabalhistas, previstas e afins.

CONTATO:
consciente@fatecsp.br

      





      Acreditando na participação como ferramenta para tratar de assuntos como meio ambiente e cidadania, no ano de 2002 foi criado o Grupo FATEC Consciente. Constituído por servidores, professores e alunos voluntários, o grupo está preocupado com a degradação ambiental e a desigualdade social, buscando o desenvolvimento sustentável.

      O trabalho do grupo teve início em setembro de 2002, com a implantação do Projeto FATEC-Recicla, de autoria do Prof. Luiz Antonio de Almeida, do Departamento de Hidráulica e voluntário da FATEC Consciente. A implantação do projeto resultou na criação da Associação dos Auxiliares de Serviço, da Seção de Zeladoria, da FATEC-SP. No início foi realizado um trabalho de conscientização dos servidores envolvidos e hoje a coleta seletiva além de contribuir para o equilíbrio ambiental ainda complementa a renda de muitas famílias.

      Muitos resultados já foram alcançados com a implantação da coleta seletiva na FATEC-SP como a redução de cerca de 50% no volume de resíduo sólido gerado.  Mas, o principal resultado foi a contribuição na formação de cidadãos, pois além dos associados tornarem-se multiplicadores dos processos de reciclagem, muitos agora difundem a importância de cuidarmos do meio ambiente para garantir o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida no planeta.

PROJETOS EM ANDAMENTO:

      Reciclagem realizada desde 2002 pela Associação dos Auxiliares de Serviço, da Seção de Zeladoria, da FATEC-SP.

      Coleta de Chapas de Raio X, para entrega a Empresa de tratamento de resíduos provenientes de insumos de imagem.

      Projeto Cultural - FATEC-SP.

Matrículas abertas
para os cursos
de Especialização


Solicite informações
através de
posgradu@fatecsp.br

Praça Coronel Fernando Prestes, 30 - Bom Retiro - São Paulo-SP - CEP 01124-060 - Fone: (11) 3322-2200